OS MODELOS DE DESENVOLVIMENTO DE um SOFTWARE
O Desenvolvimento do Software
Nos deparamos com várias metodologias para o desenvolvimento de um projeto, mas temos os modelos de desenvolvimento, que são a idéia inicial de como vai ser tal software . Os modelos de desenvolvimento é dividido em partes principais, o desenvolvimento em Cascata, e o Iterativo e Incremental.
O desenvolvimento em cascata é o mais tradicional , por parecer ser mais simples e organizado, porém durante o desenvolvimento do projeto pode ocorrer inúmeras falhas decorrentes desse modelo Cascata, por isso veio os métodos Iterativo e Incremental, com a ideia de substituir o modelo Cascata e acabar com as suas falhas, mas como nada é perfeito eles também tem as suas falhas, mas vamos conhecer um pouco de cada e entender qual pode ser a melhor opção na hora de desenvolver um software.
- O Modelo Cascata
- Ou (waterfall) tornou-se conhecido na década de 70 e é referenciado na maioria dos livros de engenharia de software ou manuais de padrões de software. Nele as atividades do processo de desenvolvimento são estruturadas numa cascata onde a saída de uma é a entrada para a próxima. As suas principais atividades são:
- Estudo de viabilidade -> Análise e especificação de requisitos -> Design da arquitetura -> Design detalhado->
- Codificação e testes de unidades -> Integração e teste do sistema -> Entrega e instalação -> Manutenção
- Este modelo, quando proposto, introduziu importantes qualidades ao desenvolvimento. A primeira chama a atenção de que o processo de desenvolvimento deve ser conduzido de forma disciplinada, com atividades claramente definidas, determinada a partir de um planejamento e sujeitas a gerenciamento durante a realização.
- Outra qualidade define de maneira clara quais são estas atividades e quais os requisitos para desempenhá-las. Por fim, o modelo introduz a separação das atividades da definição e design da atividade de programação que era o centro das atenções no desenvolvimento de software.
- Quais as vantagens e desvantagens do modelo cascata??
- Vantagens Torna o processo de desenvolvimento estruturado; Tem uma ordem sequencial de fases; Cada fase cai em cascata na próxima e cada fase deve estar terminada antes do início da seguinte; Todas as atividades identificadas nas fases do modelo são fundamentais e estão na ordem certa; Esta abordagem é atualmente a norma e provavelmente permanecerá como tal nos próximos tempos;
- Desvantagens Não fornece feedback entre as fases e não permite a atualização ou redefinição das fases anteriores; Não suporta modificações nos requisitos; Não prevê a manutenção; Não permite a reutilização; É excessivamente sincronizado; Se ocorrer um atraso todo o processo é afetado; Faz aparecer o software muito tarde;
- Desenvolvimento Iterativo e Incremental
- O desenvolvimento Iterativo e Incremental é um processo de desenvolvimento cíclico
- Ciclos == Iterações
- Começa com um planejamento inicial...
- e termina com entregas entre as iterações.
- Incremental é uma estratégia... onde as partes são criadas separadamente
- e integradas quando completadas.
- Iterativo refere-se ao loop, quando tais partes serão revisadas.
- Cada iteração entrega uma parte do produto funcionando.
- A idéia básica desse processo é desenvolver software incrementalmente, permitindo aprender e corrigir as versões anteriormente entregues.
- Há algumas fases neste processo...
- Concepção-> Elaboração -> Construção ->Transição ->
- A Concepção identifica...
- Escopo do Projeto -> Riscos -> Requisitos funcionais e não- funcionais.
- A Elaboração cria a arquitetura...
- A Construção transforma tudo em código e testes...
- ( Não, ela não programa...!!)
- E a Transição coloca tudo em ambiente de produção..
- à medida que são entregues.
video explicativo do desenvolvimento cascata
Espaço Nerd
Sem comentários:
Enviar um comentário